Tudo sobre o dízimo

Dízimo

Adicionar aos Favoritos

10

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Depois de tudo o que foi exposto não poderia faltar com um conselho: nunca usem o Velho Testamento, com objetivo de arrastar da lei fragmentos para complementar a Graça, Cristo não pagaria um preço tão alto, cumprindo a lei e sacrificando-se na cruz do calvário, para que hoje fizéssemos pouco caso desse amor e sacrifício. 

“...se a justiça provem da lei, segue-se que Cristo morreu em vão (Gálatas 2.21) 
Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça decaístes(Gálatas 5:4)

É TUDO da Lei ou nada da mesma. 

Estou falando da obrigação (lei) de dar, quando as pessoas estão dando com obrigação, medo ou motivação inapropriada em vez de honrar suas responsabilidades legais, resultando isso em dar desproporcionalmente e entrar em mais débitos.

Infelizmente, a realidade é que muitas vezes o dar em débito é uma forma de jogo cristão, um jogo de troca, um ato de desespero por parte de alguém que já está sobrecarregado de dívidas.

Observamos que os pregadores de hoje raramente condenam o dar com débito e vergonhosamente até encorajam isso, chamando de um ato de fé.

A Fé não tem nada, nadinha a ver com a entrega do dízimo, leia Mateus 23:23, releia novamente com bastante atenção, note que Cristo separou a fé, a justiça e a misericórdia do dízimo.

Os fariseus eram repreendidos pelo Senhor, por entregar o dízimo em cumprimento da lei e negligenciar o mais importante da mesma: a Fé, a Justiça e a Misericórdia.

Referindo-se à oferta da viúva, o mesmo Cristo que observou ser sacrifical a abundância em dar, disse em outra parte para sermos financeiramente responsáveis.

Ele denunciou a prática de dar a Deus, enquanto se ignoram as responsabilidades (Marcos 12:41-44; 7:10-13; Mateus 22:21; 17:25-27). 


Romanos 13:7-8 diz: “Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.”

(1 Coríntios 16:2) Paulo ordenava que se fizessem as coletas antes dele chegar, o que demonstra a sua preocupação de jamais induzir, com a sua presença, os crentes a darem essas ofertas,  notamos também que Paulo nem sequer menciona o dízimo. 

Não poderia ter sido um lapso, em razão de sua ascendência judaica? (Filipenses 4:17-18; Romanos 15:26-28).

No contexto atual, aquele que tem e sente em dar, deveria ajudar os vizinhos mais pobres, uma vez que a Palavra diz em Gálatas 5:14: “toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”.

E tem mais, será que os defensores do dízimo obrigatório, levam em conta o dinheiro de origem duvidosa, da negligência nos pagamentos para cumprir os compromissos de dizimar e conseqüentemente contraindo dívidas para isso?

A verdade é que muitos ministros do dízimo obrigatório não se importam com a origem “corrupta” do mesmo, contanto que o recebam...

Contudo, Deus fica muito mais satisfeito com uma vida HONESTA E RESPONSÁVEL, dando um bom testemunho, do que com aquele crente que dá, movido pelo temor ou deslumbrado com as grandes promessas! Ficando a mercê de falatórios.

Todas essas considerações acarretam a rejeição divina no ensinamento desta doutrina manipulada do dízimo. 
Não consigo me lembrar de ter uma única vez ter escutado qualquer mensagem sobre as verdadeiras considerações bíblicas do dízimo.

Mesmo na lei de dar por obrigação, notamos que era em geral flexível. Existem muitos exemplos bíblicos com relação ao dar obrigatório, dizendo, por exemplo: “Quem não tiver um touro, pode dar uma pomba; se não tiver uma pomba, que dê uma taça de farinha, etc.” 
Pelo visto, na lei que era dente por dente e olho por olho, tinha muito maior consideração às realidades da vida do que muitos pregadores atuais. (Ver Levítico 12:6).

Imaginem esta situação: Duas pessoas vivendo separadas, cada uma ganhando um salário mínimo por mês. Uma delas não tem despesa alguma para sua sobrevivência, mora com os pais, sem pagar aluguel e ainda é sustentado pelos pais, enquanto a outra mora num barraco alugado, com três filhos para criar, esposa doente, dependente de remédios, com um dos três filhos deficiente, sem condições para plano de saúde... 
Tente imaginar comigo esta cena, que não é incomum, fazendo os cálculos das despesas de cada uma.

O “dízimo” obrigatório ordena que essas duas pessoas dêem exatamente o mesmo valor, os dez por cento do mísero salário mínimo, a fim de não serem amaldiçoadas e acusadas de estarem roubando a Deus se não o entregarem.

Se você estivesse no lugar da segunda pessoa, eu iria lhe perguntar se seria justo.
Por acaso, não seria esse tipo de injustiça que o Mestre condenou, quando sugeria a Sua Justiça como um dos itens mais importante da lei, aos fariseus hipócritas? (Mateus 23.23)

Provavelmente, vai-se ouvir ainda algum pregador citar Malaquias 3 e quando o fizer, espero que não se esqueça de citar também o apelo feito no capítulo 4:
Lembrai-vos da lei de Moisés, meu servo, a qual lhe prescrevi em Horebe para todo o Israel, a saber estatutos e juízos. 


É inaceitável a maneira como omitem este versículo que está no mesmo livro e tratando do mesmo assunto. Ou estou enganado?

Outros dizem: “Todo o seu dinheiro pertence a Deus.” Conquanto todas as coisas pertençam a Deus, convém lembrar que Ele também disse: “O trabalhador é digno do seu salário”.

Deus deseja ver os filhos passando necessidade, enquanto seus líderes se locupletam de bens? Vejam que ousadia de alguns deles!
“Não vamos permitir que façam trabalho na igreja, obreiros que não sejam dizimistas fiéis!”


Este é um édito feito pelo homem, uma arte de satanás e de modo algum é espiritual. 
Será que o apóstolo Paulo, nas mais diversas recomendações aos obreiros, teria feito alguma exigência do dízimo para alguém servir às igrejas? 
Onde foi citado o dízimo como recomendações aos obreiros, que não consegui encontrá-lo? 
Você conseguiria imaginar Paulo recomendando:
Timóteo, antes de Apolo servir à igreja tal, veja se ele é um dizimista fiel!.

Embora alguns raramente ainda falem em santidade de vida, pelo alto índice dado ao dizimo supomos que o mesmo têm sido a preferência de Deus em cobrir todo tipo de pecado e, assim, fazer com que todos se sentem felizes e realizados, contanto que não deixem de entregá-lo.

Os dízimos exigidos equivalem às indulgências da igreja de Roma.


Entre os analfabetos bíblicos, que escutam o tempo inteiro textos fora do contexto, encontram-se pessoas da classe média, pobres e até os miseráveis, que deixam de pagar a passagem de volta para casa, a fim de darem o dinheiro da passagem de ônibus ao “senhor”, pois assim os milagres virão concedendo um bom emprego, uma casa nova, um carro do ano e tudo com que essa gente sonha.



Sim, porque com a falta de emprego no país, só mesmo sonhando e só mesmo um milagre, para se conseguir trabalhar e ganhar esse dinheiro...

E como o “pastor” promete conseguir tudo que desejam, enchem os seus bolsos e suas contas bancárias, esperando que os “milagres” desabem sobre sua vida.
Enquanto esses “ensinadores” recolhem seus reais nos seus envelope$, muitos pais e mães de família deixam de comprar mantimentos indispensáveis ou de pagar as contas do mês, com medo de serem amaldiçoados, caso não entreguem tudo em dia. 
Não se encontra em parte alguma do Evangelho da Graça qualquer mandamento assim, mas em Romanos 13 lemos sobre a obrigação de pagar todos os impostos devidos ao governo e ainda no verso 8, lemos “A ninguém devais coisa alguma”.

Veja o ponto em que chegamos: Certo pregador disse: “Se eu não dizimasse teria medo de atravessar a rua”. Outro disse: “Sei que posso evitar as calamidades, pois dou o dízimo”.

Estes pregadores precisam aprender duas lições. Uma delas é lidar com as realidades, conforme é ensinado na história de Jó.

A outra é aprender sobre a vida dos apóstolos e incontáveis outros cristãos, que sofreram através dos tempos, por Deus, pela verdade e pela causa de Cristo. Todos, exceto um deles, foram martirizados.

Muitos experimentaram bofetadas, apedrejamentos, naufrágios e outras calamidades e problemas, pois “Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas” (Salmos 34:19). (Ler também Atos 14:22 e I Coríntios 4:11-16).

Muitos dos pregadores “bem vestidos” e “diplomados” de hoje são ignorantes no que diz respeito às Verdades do Evangelho. 


Optam por irem aonde são bem recebidos, bem pagos e aplaudidos e consideram qualquer crítica, válida ou inválida, como “perseguição pela causa de Cristo”.
Perseguição seria ao enfrentar naufrágio, dor, fome, tortura, leões, desprezo, calúnia, tribulações e a morte. 


O “cristianismo” de conforto e em reais é imaturo e sinto em informar pra onde conduzira-los juntamente com os seus, AO INFERNO com $ataná$ e seus anjo$.  
“... nunca vos conheci, apartai-vos de mim, vós que praticais iniqüidades."

A realidade tão difícil de entender é que a maioria de todos nós, crescemos mais com a dor, com as acusações e tribulações, do que com a facilidade, o conforto e as águas plácidas.

Acordem queridos irmãos! DESPERTA TU QUE DORMES! 

Examine toda a Escritura e não apenas as promessas de barganha que gotejam aos seusouvidos.

Paulo diz que Deus nos abençoa com abundância em todas as coisas (Filipenses 4:19), o que passar disso, damos o nome de um pecado, ganância.

A história de Jó pode ser resumida em duas declarações: 
Primeira, não questionar Deus por causa das coisas ruins que possam acontecer com as pessoas boas. 
Segunda, não julgar as pessoas em tempos difíceis, porque os caminhos de Deus estão acima da nossa capacidade de compreensão.

Jó deixa claro que muitas vezes as circunstâncias da vida podem não estar completamente relacionadas com ações da pessoa. 
A vida pode ser cíclica e, algumas vezes, parecer completamente má e injusta. 
Ensinar que dar é de certa maneira garantir uma situação particular da vida, é imaturo e não bíblico. 
O Soberano Senhor pode dar e permitir que o inimigo tome independente da pessoa dar ou de sua espiritualidade. Ele faz porque é Deus e não tem de prestar contas a nós que somos barros. Assim como o barro nas mãos do oleiro, somos nós nas mãos de Deus.

A história de Lázaro mostra um homem que viveu e morreu na pobreza e, contudo, foi levado pelos anjos ao seio de Abraão, enquanto o rico foi para o inferno (Lucas 16:19-22). 
Este episódio deixa claro que circunstâncias financeiras da vida não refletem necessariamente a condição espiritual. 


A Bíblia está repleta de admoestações sobre as armadilhas do dinheiro. Muitos ensinam que dizimar é uma forma de “proteção ao dinheiro”, que garantirá o dizimista contra prejuízos, acidentes e outras calamidades da vida. 


Por que tanta proteção naquilo que a Palavra de Deus diz: “O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males”, 1 Timóteo 6:10.
Só há uma resposta convincente:


Idolatria!

Efésios 3:19-21  “E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém”.

Então o que podemos oferecer a Deus?
Nada que é matéria e nada como barganha. Tudo que provem da matéria são para satisfação do nosso eu carnal, resultando em frutos carnais.

Leia Gálatas 5 e não deixe de espiar também Colossenses 3.

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (João 4:23,24)

De Isaías 50:4, posso declarar: “O Senhor DEUS me deu uma língua erudita, para que eu saiba dizer a seu tempo uma boa palavra ao que está cansado. Ele desperta-me todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que ouça, como aqueles que aprendem ”.

Paulo nos aconselha, em Gálatas 5:1: “Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão”.


“O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males”, 1 Timóteo 6:10.
Gálatas 5:14: “Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”. 
O mesmo dedica o capítulo 9 da II Coríntios ao assunto das ofertas e nunca menciona o dízimo.

Jesus disse: “A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.” (João 6:29).
Hebreus 13:15, lemos “Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome”.
Mesmo que o Dízimo fosse uma doutrina constitucionalmente correta do NT, entregá-lo não nos acarretaria bênção alguma, além das que já recebemos na graça, quando nos tornamos filhos de Deus, através da conversão ao Senhor Jesus Cristo.
Efésios 1:3 diz o seguinte: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo.” 
Ora, com tantas bênçãos materiais, familiares e espirituais me cobrindo a vida, do por do sol ao  por do sol, por tudo isso, se eu precisasse de mais alguma bênção e pudesse barganhar com Deus, iria correndo até o gazofilácio da igreja e ali colocaria, não somente 10% do meu salário, mas até muito mais. 

Contudo, já tenho Filipenses 4:7, 19 e Efésios 3:19-21 me abarrotando a existência!
Então, Louvado seja Deus, que eu seja abençoado pela Sua Palavra e não dependa de ser dizimista ou precise fazer esta barganha com o meu Deus! 

JÁ FOI PAGO NA CRUZ

Note que esses “sistemas” esqueceram dos conselhos de Paulo em I Timóteo 6:10, “o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores”

Por isso, enquanto muitos deles engordam suas contas bancárias, recebendo altos salários para pregar $eu$ $ermõe$, os crentes vão ficando cada vez mais pobres de dinheiro e doutrina, pois a preocupação de recolher o dízimo tem sido maior do que a de entregar mensagens realmente bíblicas.

A desculpa é que o mundo não vai escutar a mensagem do evangelho, a não ser que você seja um cristão rico e bem sucedido, o que é uma tolice pensar assim. Cristo não tinha onde reclinar a cabeça e mesmo assim as multidões afluíam para Ele. 

João Batista vivia como um eremita e mesmo assim as multidões corriam para ele. Muitos cristãos, no Livro de Atos, vendiam o que possuíam, perderam o amor pelas obras terrenas enquanto crescia o amor ao Reino de Deus, alcançado através da Graça de nosso Senhor Jesus Cristo.

Era este amor que lhes enchia os corações, permitindo-lhes que buscassem primeiro o Seu Reino e a Sua Justiça. Por isso, a mensagem deles foi tremendamente bem sucedida.

Pelo que sei, nenhum dos apóstolos ficou conhecido como um bem sucedido homem de negócios, mas, mesmo assim, eles entregaram muito bem a Sua mensagem.

Quero que entenda que não tenho nada contra a sua prosperidade ou seu sucesso adquirido através do seu suor e muito menos da maneira como serão manuseados, afinal de contas, o trabalhador é digno do seu salário. Oro para que muitos alcancem através de uma vida limpa, de fé, graça e amor.

Repito: Sou definitivamente contra a manipulação da Palavra de Deus para atingir esses objetivos.

Sua oferta deve ser oferecida a Deus do que é totalmente de seu, sem jamais basear em débitos e juros. Não se coloca Deus em primeiro lugar, quando negligencia o pobre e o necessitado, as obrigações financeiras, as necessidades familiares e os compromissos assumidos.

Quem faz isso não está colocando Deus em primeiro lugar, mas querendo impressioná-Lo, esperando que Ele lhe mande uma “chuva de bênçãos” na base da barganha. Em outras palavras, você está dando sua mísera oferta para receber as realizações de seus sonhos em troca.

Esse tipo de pensamento infiltrado pelos “sistemas” é imaturo, não bíblico e antiético. Ele não passa de um “jogo cristão”, um câncer que se alastra no Corpo de Cristo... 

Deus espera que sejamos financeiramente responsáveis, não sobrecarregados desse completo “espírito de jogatina”. (Romanos 13:7-8).

Não se pode oferecer a Deus coisa alguma que esteja contaminada pela falta de misericórdia para com os seus. As doações a Ele devem ser feitas de coisas que nos pertençam e que tenha sido adquirido de uma maneira honesta.

Que os crentes sejam conduzidos pelo Espírito, vivendo corretamente, sendo, sobretudo, generosos, segundo o mandamento de Cristo. Que não usem este documento como desculpa para se tornar avarentos. 
Não cessamos de orar em favor da Igreja de Cristo para que tome uma atitude madura e venha manejar corretamente a Palavra da Verdade, sem jamais ultrapassar o que nela está escrito e NUNCA praticar uma doutrina de lei mesclada com a graça.

Deus nos deu o melhor, seu próprio Filho. Seu nome é Emanuel, que significa Deus conosco. Pense nisso! ELE em nós. Um CELESTIAL num material, um ESPIRITUAL num carnal, embora seja loucura aos olhos carnais, Deus está em nós, na doença, nas necessidades materiais, na fome, na solidão, na tristeza, na dor, nas humilhações dessa vida, no perigo de morte, nas ameaças, no desemprego, na falta de paz, de compreensão, na falta de força para se superar.

Reflita nesta GRANDIOSIDADE, já estamos abençoados só por tÊ-lo em nós.
Por que devemos aceitar a opressão do mal? O preço Jesus já pagou quando nada tínhamos para oferecer e ainda merecíamos a condenação.
Estávamos sobre maldições por não conseguirmos cumprir a lei. Nosso espírito estava morto, desligado, separado da comunhão do Pai. Foi Ele que tomou a iniciativa de vir a nós. Agora, tudo é nosso. 

Nós de Cristo. 

E Cristo de Deus. 

Com Cristo somos herdeiros de todas as coisas.

Agora, precisamos aprender o significado da gratidão que vem dEle. 
Precisamos entender esse amor que vem da graça, do trono, da Palavra, desse favor imerecido de Deus. 
Pedro manda cingirmos os lombos de nosso entendimento com a sabedoria de Cristo.
Jesus mandou pregar sem levar nada, sustento algum, porque Deus é quem supri todas as nossas necessidades, Ele quer que dependamos de Sua providencia e vivamos pela fé. Devemos então crer nesta provisão de Deus e servir ao Pai com o que Ele coloca em nossas mãos.

É maravilhoso saber que podemos servi-lo com nossos pensamentos, nossa força quando locomovemos a uma reunião para adorá-lO, ao visitar os enfermos, com os frutos de nossos lábios quando O louvamos e oramos ao Seu nome, quando levamos uma cesta básica para um necessitado, um ombro amigo a um aflito, etc...

Na questão do dinheiro, não é diferente. Deus é criador. A terra e sua plenitude pertencem a Ele.

Abel ofereceu uma dádiva agradável a Deus, creio sinceramente por ter sido acompanhada de santidade, sinceridade e principalmente de gratidão por saber a quem pertencia.

Abraão sabia quem o enriquecia, era Deus, e recusou os bens materiais dos reis vencidos. 


Essa fé de Abraão vinha do coração. Ele sabia a quem devia gratidão, pela fé viu em Melquisedeque um sacerdote do Altíssimo, não sei por que deu somente 10%, penso que poderia ter dado 20, 30 ou 40%, não importa, o importante naquele momento, independente da quantia era demonstrar sua gratidão a Deus por ter alcançado seu objetivo de resgatar seu sobrinho Ló, e o que ele sentiu no coração naquele momento era entregar 10% daquele despojo, que o próprio Deus havia restituído aos seus donos, isso é gratidão a Deus e um reconhecimento de submissão ao sacerdote do Altíssimo, representante do Sumo Sacerdote Eterno.

Dízimo no Antigo Testamento é sombra daquilo que podemos oferecer a Deus, através do louvor, adoração, consagração, oração, enfim, tudo que provém da fé, da justiça e da misericórdia, que realmente é espiritual, interessando e unindo-nos a Ele, que é Espírito. 
Não são os dez por cento do nosso rendimento salarial como é ensinado, muito menos acompanhado de medo ou na base da barganha, isto é ridículo e diabólico, porque nos afasta e não interessa a Ele.

O que o Soberano Deus espera de nós é a fé, a justiça e a misericórdia, que é espiritual e está infiltrada no mandamento do amor. É isso que Ele quer de nós. Jesus pediu para os fariseus reconhecerem o valor espiritual que havia por trás dos dez por cento que eles entregavam aos levitas por obrigação da lei.

Jesus, o Sumo Sacerdote Eterno, não quer e não precisa do dinheiro do ser humano. Se Ele está em nós, tudo que temos é dEle, e tudo que é dEle é nosso. Enquanto não entender isso, iremos correr atrás do dinheiro como garantia de uma “obra de sucesso”, quando na verdade estaremos com isso, nos afastando dEle. 
Ele espera o reconhecimento, de gratidão, de fé, de iluminação dada pelo Espírito Santo.
Aliás, o Consolador está em nós para nos ajudar a compreender o reino do amor de Deus.

Quem der um copo d’água a alguém, não perderá o seu galardão. A água é um elemento em abundância criada por Deus para nossa sobrevivência, se eu pegar essa água e matar a sede de alguém, de qualquer ser humano, não preciso fazê-lo pensando em ser recompensado, já tenho meu galardão, já fui abençoado. 

Será que é tão difícil entender que somos cooperadores de Deus nas suas boas obras?

Deus já deu a água, e já nos abençoou pelo prazer em servi-lO, obedecer a sua Palavra, pela nossa cooperação em cumprir o IDE.

Nós apenas precisamos reconhecer que a água, o dinheiro, o pão, o fruto da terra vem dEle para nosso sustento. Foi nesse espírito que Abel e todos os personagens da fé, eram gratos a Deus.
Davi e seu povo deram ofertas para construção do templo e oraram reconhecendo que tudo provinha das mãos de Deus. 
Hoje, nós somos o templo. Deus nos abençoa por isso! Jesus edificou em nós a Sua igreja. 


Nossa prosperidade está em fazer as Suas obras, com recursos dEle, e não com dinheiro adquirido na base da enganação aos analfabetos biblicamente, este tipo de dinheiro é a raiz de todo os males que a igreja sofre hoje nos nossos dias.

É anunciando o Evangelho da Graça que estaremos semeando de boa semente, Ele já colocou em nossas mãos o necessário para espalharmos esta verdade.

Não se preocupe com a recompensa pelo serviço, entenda que já fomos abençoados pelo preço que Ele pagou por nós dando-nos a vida eterna ao ressuscitarmos com Ele.

É preciso crer nisso. Quem não tem sabedoria peça a Deus que não lança em rosto e não lhe cobra nada.
Não foram dez os leprosos curados?  Não importa se só você voltou para agradecer, mas não deixe de fazer! Quando Ele pergunta onde estão os outros, é porque Ele espera de todos nós o reconhecimento e nossa atitude de gratidão pelo que Ele já fez.
Esse retorno é o que Deus espera de nós, como fez o filho pródigo. Filho tudo é vosso, o papai declarou. 


Perdemos tudo, mas Deus espera de nós a volta, um retorno à comunhão com a Sua Palavra Verdadeira e sem mistura, somente assim, entenderemos e nos achegaremos a Ele.

Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai enquanto está perto, isso é depender de Deus e O servir com excelência, com o máximo de nós.
Vamos evitar esta mistura da lei com a Graça, vamos atrás das almas que estão perecendo enquanto a busca pelo dinheiro só tem atrapalhado e destruído o verdadeiro Evangelho do Senhor. Tende bom ânimo, esforçai-vos, eu venci o mundo, disse Jesus.

Quando sentires, faça como fez Zaqueu doando cinqüenta por cento aos pobres ou cem por cento como a viúva que ofertou sem saber que Ele observava, um copo d’água, um perfume, um jumento para anunciar a chegada de Jesus ou com ouro, pedras preciosas e iguarias como fizeram os reis magos no nascimento de Jesus, não importa com quanto, mas o seu sentimento, sua gratidão no momento certo, para a pessoa certa, sem a necessidade que outros participem ou até mesmo fiquem sabendo, pois o Pai que vê todas as coisas te recompensará.

O amor, a fé, a misericórdia e a justiça são intransferíveis, ninguém poderá fazê-lo por você.
Jesus disse que o semeador saiu a semear e a semente prosperou segundo a terra.
Seja seu coração a boa terra, medite na Palavra de Deus e o mais ele já fez na cruz do calvário. 

Seja um voluntário para o reino de Deus. Decida-se. Jesus é a maior benção que o Pai de deu. Reconheça. Persevere. Agradeça, dando o melhor de si para Deus, para sua família, para o seu próximo.

O objetivo de dar, tem se tornado o de receber, por falta de compreensão, vou explicar: Ele em nós quer dar, enquanto nós (nossa carne) nEle queremos receber, é por isso essa confusão toda, tudo o que precisamos fazer é negar a nós mesmos, absorver a vontade dEle que está em nós, de dar, sem nos preocuparmos em receber. 
Enchei-vos do Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne.
Beba de graça da água da vida, está jorrando dentro de você.

Os textos da bíblia são bons sim, mas passíveis de interpretação, várias por sinal, que a maioria não consegue ou tem preguiça de fazer, ai ficam esperando um pastor ou um padre que a façam por eles, e que imponham suas vontades e domínio sobre os demais.

Usam apenas pequenas frases fora do que o texto como um todo quer passar realmente.

" Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós. "

Carta aos Hebreus, capítulo 10, versículo 28 e 29, diz: "Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.
De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do testamento, com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?"

Profanar o sangue da aliança do Novo Testamento é andar pela lei do Velho Testamento conforme a interpretação natural, da letra.

Fazer agravo ao Espírito da graça é, também, afrontar, ofender a plenitude do amor de Deus, usando o nome de Jesus Cristo, mas, buscando justiça pelas obras da lei, tipo dízimos e guardar sábados.
Diz o versículo: "... de quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor ..."

Mesmo com todos os dízimos e ofertas, mesmo que deem seus corpos para serem queimados, a terra ficará assolada, porque não foi com dinheiro que Deus levantou Sua verdadeira igreja e sim pela misericórdia e graça plena em Jesus Cristo.

Tendo em vista que, conforme o espírito do mundo (Satanás), a carne, e não segundo Deus, o ser humano é vaidoso, cobiçoso, avarento, amante de aparências e dos prazeres, do que os olhos veem, enfim e, para sustentar esse espírito, depende do dinheiro;

Tendo em vista que, os mais poderosos financeiramente são sustentados pela maioria de menor poder aquisitivo;

Tendo em vista que, um falso deus, centralizaria no dinheiro o poder para tudo ser alcançado e sustentado;

Tendo em vista que, um falso deus, daria ao dinheiro, o poder para tudo comprar para a felicidade, inclusive a própria alma;

Tendo em vista que, sem dinheiro, o miserável nada acrescenta dentro da igreja dizimista e capitalista, pois não poderá dar e, dentro dessa doutrina, não falam, mas está implícito que, esses miseráveis pobres só dão trabalho e nada acrescentam para o reino dos céus e, o ministério precisa dar atenção para esses como se fizessem algum excepcional favor;

Agora, vamos entender que, diante do que está exposto até este momento, Deus Pai, depois de entregar o próprio Filho para deixar a glória e vir aqui, neste mundo, nascer como os homens, nessa carne da morte e pecado, levar sobre si o pecado do mundo, pagar a nossa impagável dívida que nem todo o dinheiro do mundo e nem o próprio mundo tem tal valor para fazer valer o resgate, estranhamente, centralizou e deu, ao dinheiro, todo o soberano poder?
Quer ainda, diante da Palavra, comprar a graça de Deus?
Arreda-te Satanás. Que terrível malignidade e blasfêmia!
Repetindo, evangelho de Mateus capítulo 23, versículo 15, diz:
"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós."

A carta do Apóstolo Paulo aos Efésios, capítulo2, versículos 2 e 3 diz: "Em que noutro tempo andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.
Entre os quais todos nós também andávamos, nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.

João 12:47 "E, se alguém ouvir as minhas palavras e não crer, eu não o julgo, porque eu vim não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo." 

UM DIA ELE VOLTARÁ PARA JULGAR, PELA SUA PALAVRA.

O espírito da lei não aceita a Plenitude da Graça que está em Jesus Cristo e, sempre coloca condicionantes da lei e outros jugos para que você possa alcançar alguma coisa do Senhor.

Por isso, vou antecipar, Jesus disse no Evangelho Segundo Mateus, capítulo 7: 21
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.”
22 Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas?
23 E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

Pesada e horrível essa frase!  "Nunca vos conheci." 

Mas, aparentemente, fizeram a vontade do Pai.
A injustiça é negar o Filho de Deus e, quando colocam a lei e outros enganos doutrinários sem amparo bíblico ou até usando a Bíblia com interpretações malabarísticas, "interpretadas pelo espírito da lei", contra a Graça que é Jesus Cristo, comete-se iniqüidade. 
As obras são parecidas, mas, o espírito e a justiça não são conforme a plenitude da graça que estão somente em Jesus Cristo. 

Hebreus 10:29 "De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do testamento, com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?" 
O versículo diz: "com que foi santificado." Está falando com crente.
Mas tudo tem aparência de Evangelho de Jesus Cristo, até grandes (força de expressão) “sistemas”

Os versículos referenciados estão falando no tocante aos de dentro e não aos que estão de fora do entendimento da Bíblia.

Nunca vos conheci, ou seja, o espírito é outro, não há compatibilidade, as obras feitas não foram reconhecidas como legítimas, fizeram tudo parecido, mas, o espírito é outro.

Não havia a graça de Deus nelas. Atente que o Senhor diz NUNCA (em tempo algum; jamais), ou seja, desde o começo falando/usando o nome Dele e Ele NUNCA conheceu ou reconheceu sendo Dele.
Pedimos aos amados em Cristo que estejam sempre nos ajudando em oração, como também na divulgação do Evangelho (Marcos 16.15). 

Continuem indicando esta singela obra, e repassando as nossas mensagens. 

Cumpre-nos o dever de declarar publicamente, que reservamo-nos no direito de outorgar aos irmãos o uso do conteúdo deste blog livremente , sem fins lucrativos. 

O direito autoral é do Céu. Porque por mim mesmo não seria capaz de nada, mas tudo está em Deus, tanto o querer como o efetuar, segundo a sua santa e gloriosa vontade (II Coríntios 3.5 e Filipenses 2.13). 

Deus seja eternamente louvado!


POR FAVOR, NÃO ESQUEÇA DE POSTAR SEU COMENTÁRIO.

Até a próxima,

                    Que Deus te abençoe!


                                      Pr. Isaque Pereira da Silva
         


SOLICITE O E-BOOK COM ESTE ESTUDO GRATUITAMENTE POR E-MAIL, SERÁ UM PRAZER ATENDÊ-LO.
UM ABRAÇÃO A TODOS AMADOS EM CRISTO.


                      isaquepr@live.com



Ele combateu com firmeza toda forma de hipocrisia, de mentira, de politicagem, de corrupção e de comércio no meio religioso.


Um sentimento que hoje tenho e que guardo no coração é o de LIBERDADE.


Sinto-me LIVRE para falar a verdade.


LIVRE para amar o próximo e também amar quem não me ama.


LIVRE para não concordar com as pregações que prometem coisas que o evangelho não promete.


LIVRE para suportar as afrontas e perseguições por escolher viver piamente em Cristo (II Timóteo 3.12).


LIVRE para considerar tudo como perda, pela sublimidade do conhecimento de Cristo (Filipenses 3.8).


LIVRE para me contentar com o que tenho (I Timóteo 6.8).


Com relação aos líderes religiosos, que sempre me esforcei para agradar e servir, passei a pensar da mesma forma que o apóstolo Paulo:


“E aqueles que pareciam ser influentes, ainda que tenham sido no passado, isso não faz diferença para mim... Esses que pareciam ser muito importantes, nada me acrescentaram” (Gálatas 2.6).


Fico triste em saber que muitos desses profissionais da fé, mesmo envolvidos em diversos escândalos, continuam sendo tratados como mediadores entre o povo e as bênçãos de Deus, porém, quem já é LIVRE em Cristo, sabe que Jesus é o ÚNICO MEDIADOR entre Deus e os homens (I Timóteo 2.5).


O próprio Paulo ficou admirado em ver que muitos se desviaram tão depressa da graça de Cristo para seguirem um outro evangelho (Gálatas 1.6).


Que Deus tenha misericórdia da vida de quem ensina e de quem segue cegamente esse “outro evangelho”. “Senhor, não lhes atribuas este pecado” (Atos 7.60).


Encerro esse comentário destacando mais algumas verdades contidas no Santo Evangelho (Novo Testamento) e que essas verdades possam nos ajudar a permanecer CAMINHANDO NA GRAÇA, DE GRAÇA:


“E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.” II Timóteo 3.12


“Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por Ele.” Filipenses 1.29


“Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata e ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo [...]” I Pedro 1.18,19


“[...] não andando com astúcia, nem falsificando a Palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade. Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto” II Cor. 4. 2,3.


“Foi para Liberdade que Cristo nos libertou! Portanto, permanecei firmes e não vos sujeiteis outra vez a um jugo de escravidão” Gálatas 5.1.


“Fiz-me, acaso, vosso inimigo, dizendo a VERDADE?” Gálatas 4.16


...a gente se fala pelo Caminho !!!